Eu fui para paris em Julho de 2004, muito antes do sucesso do "Código da Vinci". Essa foi uma das primeiras fotos que eu tirei naquela cidade. Realmente lembro ter ficado impressionado com este lugar e pensei que deveria ter um significado especial. Acho que não estava totalmente enganado...
Os canais de Amsterdam são de uma beleza singular e cortam a cidade em todas as direções.
Essa é uma foto do Hostel "Flying Pig Downtown" em Amsterdam. Nunca vi uma cidade tão louca. Pessoas olhando para o vazio nos parques sob o efeito de alucinógenos, mictórios ao ar livre, mulheres em vitrines e o trânsito mais caótico que já vi na minha vida. na mesma rua andam pedestres, carros em alta velocidade, centenas de biscicletas, motos e bondes. Dá a impressão que morrem uns dez por dia... Risos. O pedestre passa na frente do bonde e o condutor aperta um botão para freiar. Imagina se ele erra... Inesquecível.
domingo, maio 28, 2006
O que me impressionou na Europa foi o fato de todos lerem muito. Nos parques, estações, trens, sempre percebemos as pessoas com livros, revistas e jornais.
Pertinho da Leicester Square descobri o St. Anne´s Churchyard. O legal é que muitas pessoas ficam sentadas no seu jardim dessa igreja lendo, conversando, almoçando...
Como eu gosto de Londres... Não sei se é pela música, pelas ruas que lembram as histórias de Sherlock Holmes ou pelo ar cosmopolita. Só sei que, de certa forma, me sinto em casa. Esta é a estátua de William Shakespeare, em Leicester Square.
Uma bomba esse "Da Vinci Code"... Achei legal apenas a brincadeira de tentar andar sobre as águas... No final tudo sempre é uma questão de fé.
sexta-feira, maio 19, 2006
Tenho que confessar uma coisa: eu adoro os fenômenos da cultura pop (ex: matrix, senhor dos anéis, harry potter, etc). Para mim, hoje em dia, a monalisa se compara a uma gravura de Andy Warhol. E, quem sabe, isso não agradaria nosso amigo Leonardo?
Interessante observar como funciona o Brasil. Primeiro passam anos sem investir em segurança pública, deixando o crime organizado dominar os presídios superlotados. Depois rasgam a constituição com a aprovação de leis absurdas que acabam com garantias de nós cidadãos. E isso sob a complascência de uma sociedade assustada e dominada pela mídia. Cada vez mais me convenço que os verdadeiros bandidos estão em Brasília...
domingo, maio 07, 2006
"Nighthawk", o mais famoso quadro de Hopper está pendurado na minha sala. Claro que é uma réplica, folks...
Já que estarei indo para a Europa em 2007 vou relembrar um pouco minha viagem para lá em 2004... Foram 45 dias de muitas andanças e histórias para contar. O início de minha viagem foi em Londres, onde fiquei hospedado na casa de meus queridos tios (Lúcia e Fergus). Nessa foto eu estou em frente ao Rio Thames, próximo do museu Tate Modern. Fomos eu, Lúcia e Lucy (esposa de meu primo Michael) para uma exposição do pintor americano Edward Hopper. Gostei muito das pinturas de Pollock (lembram do filme?).
Esse sou eu, a quem possa interessar... Mas não se assustem com esse terno não. São ossos do ofício, pois prefiro caminhar com minha velha camisa do "Belle and Sebastian"... Para que ninguém me acuse de ser mentiroso, podem investigar a foto logo acima.
Decidi pegar as minhas malas e partir... Pra falar a verdade nem mala irei levar mas apenas uma mochila. Para passar dois meses pela Europa. E vocês, amigos, vão poder acompanhar os meus planos por aqui.