sexta-feira, abril 20, 2007

Zurique (depois do Expresso da meia-noite)

De Ljubljana peguei um trem noturno para Zurique. Por coincidência dois australianos (Sebastian e Tommy) também iriam pegar o mesmo trem. Compramos comida e fomos direto para a estação. No trem noturno temos direito a camas chamadas de couchettes. Arrumamos as camas em nossas cabines quando, poucos minutos após a partida, o trem pára na fronteira para a checagem dos passaportes. Foi quando começou uma discussão algumas cabines na frente das nossas. Um policial manda todos saírem do trem. Pegamos nossas mochilas e percebemos que uma das janelas do trem estava quebrada. Alguém tentou jogar uma pedra, fugir da polícia, sei lá... Impossível entender o que eles falam. Resultado: trocamos para outro trem que NÃO TINHA CAMAS! Foram 14 horas dormindo em uma poltrona desconfortável até Zurique.

Viajar tem dessas coisas...
Posted by Picasa

Metelkova


Esse é um dos estranhos bares de Metelkova. Imaginem muita música alternativa, tipos bizarros, galpões abandonados...
Posted by Picasa

Back to Ljubljana


De Zagreb peguei um trem de volta para Ljubljana, onde fui obrigado a passar outra noite em razão do trem para Zurique estar lotado. Mas só por dormir no Hostel Celica já valeu a pena. Localizado no bairro chamado Metelkova, berço da contracultura eslovena e um dos lugares mais bizarros que já vi na minha vida, esse hostel foi constrído onde antes existia uma prisão comunista. O prédio é o mesmo e foi totalmente reformado por dentro. Muuuuitooo interessante.
Posted by Picasa

Cervejaria Zlatno

Fui convidado pela galera da capoeira para conhecer uma cervejaria artesanal chamada Zlatno. Muito legal o lugar. E eu, que estava sozinho em Zagreb, de repente tinha feito vários amigos.
Posted by Picasa

Caderna, Mestre Pontapé e eu


A da esquerda é uma aluna chamada "Caderna", apelido dado pelo Mestre Pontapé. Cada um tinha um apelido mais esdrúxulo que o outro: gigolô, narizinha, etc... Risos.
Posted by Picasa

Capoeira lá rá rá...

Vejam os croatas jogando capoeira. Descobri que era um grupo treinado pelo Mestre Pontapé, um carioca que mora em Budapeste e que dá aulas de capoeira pelo leste europeu. Imaginem o sucesso que eu, com a camisa do Brasil, fiz no meio dessa gente... Até capoeira eles me fizeram jogar. Risos.
Posted by Picasa

Ban Josip Belacic Square

A praça principal da cidade fica muito bonita a noite. Nesse dia estava andando sozinho, sem muita coisa para fazer já que era uma segunda-feira... De repente começo a ouvir o som de um berimbau. Juro que achei que fosse imaginação fruto da saudade do Brasil. Porém o som vinha do centro da praça onde um grupo jogava capoeira!
Posted by Picasa

The Lotrscak Tower

Essa foi a primeira torre de proteção da cidade. Da sua janela siperior temos a melhor vista da parte baixa de Zagreb.
Posted by Picasa

St. Mark Square


Observem o telhado coberto de ladrilhos coloridos da igreja de St. Mark. A praça de St. Mark fica na parte alta da cidade e para chegar lá você tem que subir umas escadarias ou pegar um funicular.
Posted by Picasa

Mercado Dolac


Esse é o famoso mercado Dolac, que fica bem próximo da catedral. Logo atrás do mercado podemos encontrar uma avenida repleta de restaurantes e bares. Achei a vida noturna de Zagreb muito interessante, apesar de só esquentar realmente na sexta feira. Lá descobri um restaurante chamado "Mosketeiro" onde eu comi um delicioso (e barato) "risoto al fruto di mari".
Posted by Picasa

Coluna da Sagrada Maria

A "Holy Mary´s column" fica bem em frente à catedral da cidade. Um ótimo lugar para sentar e descansar das andanças por Zagreb.
Posted by Picasa

Zagreb

De Ljubljana peguei um trem para Zagreb, capital da Croácia. Duas horas e meia até lá e a primeira impressão não foi das melhores... Me pareceu uma cidade grande, sem maiores atrativos. Ledo engano. Zagreb se revelou uma cidade com ótimos cafés e restaurantes. Dona de cervejarias artesenais fantásticas e com um povo bastante receptivo. Foi lá que eu comi o melhor risoto de frutos do mar da minha vida. E o melhor de tudo: ainda é uma das cidades mais baratas da Europa. Essa é a estátua de Ban Josip Belacic, localizada na praça principal da cidade, que possúi o mesmo nome.
Posted by Picasa
Esses barquinhos levam a turistada para conhecer a tal "ilha da igreja". Imaginem o precinho...
Posted by Picasa

Castelo de Bled

Não sei onde eu estava com a cabeça quando decidi subir o morro onde fica o castelo de Bled. Mas tenham a certeza que eu me arrependi no meio do caminho...
Posted by Picasa

A famosa igreja de Bled. Reza a lenda que puxar a corda do seu sino traz boa sorte para os viajantes.
Posted by Picasa

quinta-feira, abril 19, 2007

Bled


No dia seguinte fui conhecer Bled, cidadezinha próxima de Ljubljana. Famosa pelo seu lago, e pela ilhota no meio deste que abriga uma pequena igreja, passear por aqui é muito relaxante. Talvez até demais. Depois de duas horas de muita calmaria e nada para fazer, estava louco para voltar para Ljubljana.
Posted by Picasa

Preseren Square à noite


Preseren Square é a única praça do mundo que possui um lustre(!!!) no meio dela. Estranho e fascinante.
Posted by Picasa

Ritual Macabro


Quando eu estava no castelo um grupo iniciou uma espécie de ritual de iniciação. Esses mascarados surgiam do nada, colocavam vendas nos olhos de alguns "escolhidos" e os levaram para uma sala de onde podíamos ouvir uma música bem bizarra... Até que eu fiquei curioso, mas decidi ir embora pois já estava escurecendo.
Posted by Picasa

O castelo visto do alto da torre, com o restaurante ao fundo.
Posted by Picasa

Castelo de Ljubljana


Gostei muito do Castelo de Ljubljana. Lá tem um bom restaurante para quem quer relaxar e você pode ainda subir a torre que pode ser vista ao fundo, para apreciar uma linda vista da cidade.
Posted by Picasa

Na chegada ao Castelo, uma foto de quem não teve infância...
Posted by Picasa

Preseren Square

Essa é a principal praça de Ljubljana, ao fundo vocês podem ver as três pontes e, do lado esquerdo, a estátua de France Preseren, poeta esloveno e herói nacional. Daqui saem os trenzinhos que levam os turistas para o Castelo de Ljubljana.
Posted by Picasa

O restaurante Sokol


Se forem para Ljubljana não deixem de conhecer o Gostilna Sokol. Show de bola.
Posted by Picasa
As três pontes vistas do alto.

Tromostovje (As três pontes)


Cortando o rio Ljubljanica ficam as três pontes, projetadas pelo arquiteto Jose Plecnik, filho mais famoso da cidade.
Posted by Picasa

Restaurantes de Ljubljana

Gostei muito da cozinha da Eslovênia. Lembra um pouco a culinária alemã com muita carne de vaca, porco, salsicha, linguiça, etc. Comi um prato muito bom no Restaurante Gostilna Sokol, chamado Kmecka Pojedina.
Posted by Picasa